sexta-feira, 27 de junho de 2014





IMPORTÂNCIA E FUNDAMENTO DA SANTÍSSIMA TRINDADE PARA O CRISTÃO


Começo alertando para o fato de que o cristianismo não é uma doutrina (um conjunto de reflexões sistematizadas), mas uma sucessão de acontecimentos vividos terrenamente por Nosso Senhor Jesus Cristo. As reflexões doutrinárias são tentativas humanas de sistematizar a experiência do Cristo e penetrar no Mistério de Deus. A história da Igreja é repleta de homens profundamente cristãos e muitíssimo inteligentes, que se debruçaram sobre a tarefa doutrinária. Apesar de seu amor a Deus ser imensamente superior à sua compreensão, esses cristãos, inspirados por Deus, houve de buscar soluções para enigmas do Cristo. É aqui que se inclui a fundamentalidade da Santíssima Trindade para o cristão.
Desde os primeiros cristãos, uma questão intrigava e dividia a Igreja. Como poderia Jesus ser o Filho de Deus e, ao mesmo tempo, o próprio Deus? De modo matizado, a mesma indagação recaía sobre o Espírito Santo. Os cristãos não queriam ser acusados de politeísmo, vez que acreditavam no Deus Único. Mas como conciliar as Três Pessoas de Deus com a crença no Deus Único (Deuteronômios 6:4, “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová").
Outro risco que recaía sobre os cristãos era a difusão de correntes unitaristas, que defendiam abertamente ser Jesus o Filho Criado de Deus e não o próprio Deus. Para o cristão essa era uma visão completamente equivocada, pois contraria ser o Cristo o único e verdadeiro Deus, pedra angular da fé cristã (“Eu e o Pai somos um".João 10:30). A Verdade já havia sido revelada: “Cristo o único Senhor e Salvador”. Para o cristão era impossível voltar atrás naquilo que seria a base de sua fé: a divindade única do Cristo.
Por outro lado, havia o mandamento de Jesus, “ E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15. A missão evangelizadora do cristão era urgente, mas como executá-la, com determinação, sem um clara definição da divindade de Jesus? De forma que a missão evangelizadora acabou por se tornar jungida à reflexões dogmáticas e doutrinárias



SANTO AGOSTINHO E O MISTÉRIO DA TRINDADE
É Santo Agostinho quem irá, primeiramente, desvendar o Mistério da Trindade de Deus. Deus é uma Unidade Composta. Conquanto seja um só e Único Deus, sua ação é função de Três Pessoas Divinas: Deus-Pai, Deus-Filho e Deus- Espírito Santo. Essa realidade plural de Deus pode ser observada em várias partes do texto blíblico, como por exemplo no Gênesis: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança"(Gn 1:26). Observe que a ênfase no plural ("façamos", "nossa") Embora consubstanciais da Natureza de Deus, as pessoas de Deus agem em funções e campos distintos. Assim:
I-DEUS-PAI: Deus eterno e incriado, que criou todas as coisas;
II-DEUS-FILHO: gerado, não criado, da substância do DEUS-ETERNO, através do Espírito Santo. Encarnado em Jesus, viveu todos os limites da natureza humana, ficando inteiramente dependente do Pai. Vivendo como homem, Jesus mostrou o caminho para a salvação:
“Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” (João 14:5). Nessa passagem, o homem revela sua completa desorientação sobre o caminho da salvação.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14:6). Para, nessa outra ser esclarecido por Jesus. Jesus não só mostra o caminho, Ele é o próprio caminho.
É assim que o DEUS-FILHO, vivendo e sofrendo como homem mostrou ao homem o caminho para a salvação, pois Ele próprio houve de percorrê-lo. Por esta razão Jesus, O DEUS-FILHO é o Redentor do mundo.
III-DEUS ESPÍRITO SANTO: consubstancial da natureza do DEUS-PAI, não criado, mas gerado de Deus. O Espírito Santo é a AÇÃO DE DEUS NO MUNDO. Pode ser observado na Concepção, no Batismo, na Transfiguração e no Pentecostes.
“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”.(João 14:26)
Aqui se observa o Espírito Santo como elo de conexão com Deus, que permanece entre nós, após a ascensão de Jesus. Por assim dizer, o Espírito Santo habita o coração de todo crente e é isso que possibilita que toda dúvida seja DIRETAMENTE esclarecida por Deus.
Enquanto Jesus, DEUS-FILHO, é o Salvador, o Espírito Santo é o CONSOLADOR, pois fonte de todo o ensinamento de DEUS, tem a resposta certa para toda e qualquer dúvida e tribulação humanas.
CONCLUSÃO: o cristianismo é estruturado na TRINDADE DIVINA, sem a qual, o cristão seria convertido ao JUDAÍSMO, ISLAMISMO ou a um credo unitarista, como AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ. Por essa razão é dever de todo cristão amar, cultivar e adorar a SANTÍSSIMA TRINDADE.

PS:



A FESTA DE TRINDADE (Romaria do Divino Pai Eterno) é uma das muitas expressões populares de adoração à SANTÍSSIMA TRINDADE. Para além da superficialidade festeira, deve ser oportunidade para todo católico expressar seu amor por Aquele que padeceu e morreu para nossa salvação.























Nenhum comentário: