sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A ESTRATÉGIA ANTIGA DE SE DIZER “DO NOVO”, PRA NÃO TER DE EXPLICAR NADA! OU DE COMO O VELHO SEMPRE ARRANJA UMA FORMA DE PARECER NOVO.







                MARINA SILVA, como se sabe, se apresenta como o “novo na política”. Ela se diz representante de “uma nova forma de fazer política” e “contra tudo que está aí”. Vamos conferir, portanto, o que há de verdade e o que há de embromação nessa sua auto-apresentação.
                Antes, contudo, é importante registrar, que slogans novidadeiros são já muito antigos e presentes em todo o movimento revolucionário. Os revolucionários (de todos os tons e matizes) sempre se apresentam como “o novo”, “por uma nova sociedade”, “uma nova forma de fazer política”etc, embora muitas de suas propostas sejam multicentenárias. Só para acentuar esse ponto, lembro aqui Karl Marx, em sua obra “Crítica da filosofia do direito de Hegel”, de 1843, quando afirma uma “uma crítica impiedosa de tudo o que existe”. Quer dizer, todos os avanços culturais, desde os hebreus, gregos, latinos e europeus de nada valiam e seus pilares deveriam ser postos abaixo. É claro que Marx sabia ser isso impossível, mas pareceu uma frase sedutora e seduzir é fundamental ao movimento revolucionário.
                Ainda no século passado, temos a ascensão nazista sinalizando para  “UM NOVO MUNDO” e a revolução comunista a prometer “UM NOVO HOMEM”. O resultado desses experimentos com “o novo” se conta em MILHÕES DE CADÁVERES.
                Fica patente, então, que sinalizar com O NOVO, UM NOVO MUNDO, UMA NOVA VIDA ou UM NOVO HOMEM é estratégia revolucionária clássica de sedução, manipulação e controle das massas.
                Mas até que ponto MARINA SILVA, além desse NOVO muito velho revolucionário, é realmente um NOVO na política brasileira. Elenco abaixo alguns dados:
1 – MARINA SILVA foi militante petista durante 35 anos – é tempo demais pra se dizer   uma  NOVIDADE na política;
2 – MARINA SILVA, em 1994, já um “capa-preta” do PT apoiou a campanha do partido contra o PLANO REAL, esse sim, um verdadeiro divisor de águas na economia e sociedade brasileiras. Trabalhou contra o Brasil, por mero politiquismo. Isso não é muito novo, não é?;
3 – MARINA SILVA apoiou a campanha contra a “Lei de Responsabilidade Fiscal”, marco regulatório que impediu que o gasto público  avançasse acima da capacidade de pagamento do ente. Foi essa lei que evitou que o estado brasileiro se tornasse um caos generalizado. Foi contra por um politiquismo nada novo;
4 – MARINA SILVA faz parte do grupo político dos VIANA, PT do ACRE, que está no poder há 16 anos. Marina é um anfíbio! Seu marido foi secretário do Governo do Acre até 20 dias atrás. Esse fisiologismo de falar mal de um partido, mas aceitar cargos e benesses em sua administração é muito velho;
5 – MARINA SILVA trabalhou incansavelmente contra o agronegócio, exigindo a redução de 20% da área plantada para aprovar o novo código florestal. Foi derrotada por 86% do congresso e saiu acusando a todos de “elite atrasada”, quer dizer, se quisessem ser “modernos”, os deputados deveriam fazer o que MARINA queria: aumentar o preço da comida. Nesse ponto MARINA é realmente muito moderna, pois é coisa muito nova preocupar-se mais com as matas do que com a fome de brasileiros;
6 – MARINA SILVA, se dependesse dela, as usinas hidrelétricas de JIRAU e BELO MONTE jamais teriam saído do papel. É moderno querer as cidades em apagão para preservar a alegria dos bagres.
                Não MARINA SILVA, você não é NOVA, você não representa o NOVO. Você adota as mais antigas práticas MESSIÂNICAS e REVOLUCIONÁRIAS. No Brasil, o NOVO é respeitar as leis, as instituições, a liberdade  e reduzir a influência do estado na vida das pessoas. No Brasil, o NOVO é respeitar a realidade e combater as aventuras e fantasias que sempre acabam maltratando o povo mais humilde.

               


“uma crítica impiedosa de tudo o que existe”, no ano de 1843
Crítica da filosofia do direito de Hegel


Nenhum comentário: