quinta-feira, 4 de junho de 2015

O SENTIDO DO “CORPUS CHRISTI”


O SENTIDO DO “CORPUS CHRISTI”
“É dogma de fé para os cristãos que o pão se converte na carne e o vinho no sangue do Salvador.
O que não compreendes nem vês, diz-to a fé viva; porque isto se opera fora das leis naturais.” (Louva, Sião. Santo Tomaz de Aquino)
-0-0-0-0--0-0-0-
Para além do feriado e da pintura das ruas, o Corpus Christi é a reafirmação comemorativa da presença do Senhor Jesus na Eucarístia. É, portanto, uma festa católica. Mas o que é mesmo a Eucarístia?
Para o católico, a Eucarístia é a experiência da Santa Ceia, pela qual Jesus se torna o pão e o vinho da Salvação. E é esse mesmo Jesus, que é comido e bebido, de forma concreta (pois aqui não se faz um apelo ao pensamento ou à razão, mas ao ato físico de tomar e comer) que purifica o corpo e a alma do penitente. Pela transubstanciação o pão e vinho mantém a aparência, enquanto  ocorre a mudança de sua substância na Carne e no Sangue de Jesus.
É essa experiência de comunhão concreta com Cristo, que a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon (no sec. XIII) desejou, após ter tido visões de Jesus Cristo, que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque e santificado. Não havia, contudo, consenso sobre a santificação da Eucarístia até que ocorresse o Milagre de Bolsena, pelo qual um sacerdote ministrando a Santa Missa, ao partir a Hóstia Sagrada, observou dela sair tanto sangue que empanou todo o corporal (pano de apoio ao cálice).
Sabendo do milagre, o papa Urbano IV mandou vir de Bolsena até Orvieto, em procissão todos os objetos envolvidos no milagre, dando, assim, origem à procissão do Corpus Christi.
Muito mais que um ato simbólico, a Eucaristia é, permanentemente, um milagre que purifica e une, aquele que comunga, ao Cristo Salvador. É, como afirmou o papa João Paulo II, um pedacinho do Céu na Terra. É com esses espírito de comunhão com Nosso Senhor Jesus Cristo que desejo a todos um feliz dia de Corpus Christi.



Nenhum comentário: